A fisioterapia na ruptura muscular








Iniciarei hoje uma série de 3 postagens sobre ruptura muscular. A primeira postagem falará sobre a fisioterapia e seus objetivos na ruptura muscular. A segunda postagem falará da avaliação e dos tratamentos indicados e a terceira postagem falará do tratamento de fisioterapia e de prognóstico de recuperação.

A ruptura muscular ocorre quando há uma lesão transversal ao corpo muscular. Podem ser classificadas pelo nível de lesão(músculo, transição miotendínea, tendão e arrancamento ósseo), pela gravidade( parcial ou total) ou pelo tempo (lesão aguda é aquela que ocorre pela primeira vez em determinado músculo, com tempo de evolução inferior às três semanas necessárias para sua perfeita cicatrização e lesão crônica poderia ser decorrente de lesão aguda, levada à presença de fibrose cicatricial abundante em conseqüência da gravidade da lesão ou de terapêutica inadequada, ou mesmo inveterada. Pode ser subdividida, em função do segmento comprometido, com fibrose no corpo muscular ou com microlesões inflamatórias ao nível do mioentésio).

Os principais objetivos do inicio do tratamento de fisioterapia na ruptura muscular é combater os sintomas iniciais como: dor, impotência funcional, solução de continuidade, edema e hematoma.

Dentre os sintomas objetivos, a “dor” ocupa lugar de destaque. É o primeiro sinal de alarme e ocorre em todos os casos. Tende a declinar com a evolução e é mais intensa à contração ou alongamento do músculo.

A “impotência funcional” é total nas rupturas completas (que são raras) e parcial nas demais, tendendo a desaparecer em poucos dias.

A “solução de continuidade”, proporcional à gravidade de cada caso, pode ser facilmente visualizada nas rupturas graves de músculos superficiais.

O “edema” pode coexistir, mas pode passar despercebido nas rupturas de músculos mais profundos.

O “hematoma” ocorre com freqüência e é proporcional à espessura dos vasos lesados e não à intensidade da estrutura muscular comprometida.


No próximo post abordaremos a avaliação no tratamento de ruptura muscular. Não perca!



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.