O que é a Doença de Scheuermann?









A doença de Scheuermann é uma doença relativamente comum, a qual a dor nas costas e a corcunda (cifose) são causadas por alterações vertebrais.

Esta doença manifesta-se pela primeira vez na adolescência, afetando mais comumente os meninos que as meninas. A doença de Scheuermann provavelmente não é uma doença isolada, mas um grupo de doenças similares. As causas são desconhecidas.

Freqüentemente, os casos leves são diagnosticados durante o exame de rotina de crianças em idade escolar com o objetivo de detectar alterações da coluna vertebral. Em geral, os sintomas incluem os ombros arredondados e uma dor leve e persistente nas costas. A curvatura superior da coluna vertebral é maior que a normal. A doença pode continuar durante muito tempo, comumente vários anos, mas, freqüentemente, ela é leve. A coluna vertebral pode apresentar um desalinhamento discreto após o desaparecimento dos sintomas.

Os casos leves e não progressivos podem ser tratados através da perda de peso (que reduz a tensão das costas) e evitando-se as atividades excessivas. Quando a bossa (corcunda) tornase mais acentuada, pode ser necessário o uso de um colete ou dormir sobre um leito rígido. Em alguns casos, quando a doença progride, a cirurgia de correção do desalinhamento da coluna vertebral é necessária.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.