O que é a Doença de Blount







A doença de Blount é caracterizada por perturbações do crescimento da parte interna da extremidade superior da tíbia, levando progressivamente a deformidade óssea com angulação ligeiramente abaixo do joelho (varão da tíbia).

deformidade nas pernas - criança com uma perna maior do que a outra

Em 60% dos casos, a doença provoca problemas nas pernas e dificuldade na marcha da criança. A prevalência é desconhecida. A obesidade infantil é um fator que contribui nesta doença

Clinicamente, os pacientes com doença Blount apresentam abaulamento e diferença no comprimento da perna, tendo uma perna maior do que a outra. Esta diferença nos membros inferiores é uma proeminência medial proximal da tíbia.

A Obesidade e marcha precoce são fatores predisponentes para o desenvolvimento do transtorno.

As causas subjacentes são controversas: ela parece ser uma doença multifatorial, mas a contribuição dos fatores genéticos é desconhecida.

A doença de Blount só pode ser diagnosticada em crianças com mais de dois anos de idade, como pode ocorrer fisiologicamente por danos no varão da tíbia.

A deformidade grave não tratada precocemente pode levar a artrite degenerativa do joelho.

O tratamento deve ser adaptado a cada criança e um programa ortopédico é uma opção, porém caso mais grave associado à dor pode ser necessário intervenção cirúrgica.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.