4 alongamentos para membros inferiores







Sessões de fisioterapia: principais cuidados na retomada | Blog do Secad
 
 
Nossos membros inferiores trabalham muito. Carregam nosso peso, o impacto das pisadas e auxiliam na postura. Alongamentos para pernas reduzem a tensão muscular, relaxam o corpo, previnem desgastes musculares e nas articulações, aumentam o fluxo sanguíneo, melhoram o equilíbrio do corpo, aliviam a tensão muscular, melhoram a circulação e promovem o crescimento da prática e do desempenho de movimentos mais complexos.
 
Vamos dar 4 exemplos para alongamento nessa região
 
1. Alongamento para quadríceps



Este exercício promove a flexibilidade e alonga o quadríceps, grupo muscular que fica na frente das coxas e é utilizado em atividades como andar, correr ou no exercício avanço, por exemplo.

Como fazer: posicionar-se de pé ao lado de uma parede e encostar uma das mãos na parede para ter estabilidade. Levar para trás a parte de baixo da perna correspondente à mão que não está na parede, dobrando o joelho e segurando o pé com a mão, como na imagem acima.

O pé deve ser levado em direção a parte final do bumbum e as coxas e os joelhos devem ficar juntos. Segurar a posição durante 30 segundos e trocar de lado para fazer o mesmo com a outra perna.
 
2. Alongamento para panturrilha e posteriores da coxa



Os músculos posteriores da coxa nos ajudam a dobrar os joelhos e movimentar os quadris, são usados em atividades como a corrida e localizam-se ao longo da parte de trás da região superior das pernas, a partir das coxas até os joelhos.

Já os músculos da panturrilha estão ao longo da parte de trás da região inferior das pernas e fazem com que os calcanhares se movimentem em atividades como caminhada, corrida ou salto. O alongamento para panturrilha e posteriores da coxa é bom para a flexibilidade das áreas.

Como fazer: posicionar-se em pé e levar uma das pernas para a frente, estendendo-a e colocando o pé na frente do corpo. Apoiar apenas o calcanhar no chão, dobrar-se na cintura, inclinando o tronco em direção a perna estendida.

Em seguida, dobrar um pouco o joelho da perna de apoio e lentamente flexionar o tornozelo de modo que os dedos dos pés apontem para cima. Então, encostar os dedos das mãos no pé que está a frente, como na imagem acima, segurar por 30 segundos e voltar à posição inicial.

Após, trocar de lado e repetir o alongamento com a outra perna. 

3. Alongamento para a parte interna da coxa



Este alongamento é bom para a flexibilidade da parte interna da coxa, cujos músculos ajudam a estabilizar os quadris e as articulações dos joelhos.

Como fazer: posicionar-se em pé e segurar em uma cadeira ou mesa para ter estabilidade. Com o pé flexionado, elevar lateralmente uma das pernas. Neste momento, o joelho da perna de apoio deve estar um pouco flexionado e você deve dobrar-se na cintura para inclinar o tronco para a frente, pressionando os quadris para trás.

Com a perna no alto, segurar por 30 segundos e, então, voltar à posição inicial. Trocar de lado e fazer o alongamento com a outra perna. 

4. Alongamento deitado para panturrilha, posteriores da coxa e tornozelo



Além da panturrilha, dos posteriores da coxa e do tornozelo, o alongamento também trabalha a lombar. Juntos, esses grupos musculares são utilizados em atividades como andar de bicicleta e correr.

Como fazer: deitar-se de costas em cima de uma esteira de exercício, com os joelhos dobrados e os pés retos e apoiados no chão. Elevar uma das pernas, estendendo-a, em direção ao tronco até sentir uma tensão atrás da perna.

No alto, apontar e flexionar o pé para cima e fazer giros com o tornozelo três vezes em cada direção. Abaixar a perna, retornando à posição original, e repetir o movimento com a outra perna.

Estes exercícios de alongamento para pernas podem ser feitos todos os dias, principalmente antes e depois de um exercício físico, como corrida, caminhada ou futebol, por exemplo.

Publicado 15/6/15 e revisado em 16/04/21 


 



Capacite-se para atender melhor os pacientes:
  • Anamnese - Passo a Passo para uma boa avaliação
  • Combo Joelho e Quadril - Cursos Online
  • Exercício para Ganho de Força Muscular: Prescrição Terapêutica

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.