Saiba mais sobre as dores na parte posterior do joelho







Dor Atrás do Joelho - Razões para ter Dores no Joelho

É possível que você sofra de dores no joelho com frequência, especialmente se você pratica esportes regularmente. As lesões no joelho não afetam apenas a articulação em si, podendo também provocar dor na parte trás, na curva da perna.

A dor na cavidade do joelho e na parte posterior do joelho, respectivamente, é causada principalmente por músculos tensos e pontos de gatilho em áreas da panturrilha, joelho e parte de trás da coxa.

Felizmente, lesões graves raramente são a causa, especialmente se não houver trauma ou lesão conhecida. Mesmo quando há desgaste estrutural, como cartilagem danificada do joelho.

Acesse o blog da Fisioterapia

A dor no joelho pode ser aliviada ao se livrar da tensão muscular excessiva e às vezes até ser eliminado essa sensação dolorida na parte posterior do joelho. 

Existem muitas causas de dor na parte de trás do joelho.

Algumas são comuns e menos graves, enquanto outras requerem atenção médica mais imediata. 

O joelho é uma articulação complexa, e é preciso muito impacto até mesmo de atividades cotidianas simples. Os danos ao joelho podem ser frequentemente reduzidos ou evitados, evitando o impacto e a tensão na articulação dos joelhos. 

O tratamento da dor localizada atrás do joelho varia muito dependendo da causa. 

Se você já sentiu dores na parte posterior do joelho ou inchado e rigidez nesta região, você sabe que pode impedir de fazer o próximo 5k ou encontrar-se com amigos para seu fim de semana de corrida no parque.

Dor na região posterior do joelho significa que você tem um problema maior para lidar e ignorar a dor não vai ajudar, e em alguns casos é necessário tratamento imediato.

Saiba algumas das causas mais comuns para sentir dores atrás ou mesmo na articulação do joelho.

Possíveis Causas de Dores e Lesões na parte posterior dos Joelhos

Pode ser importante uma análise clínica de um médico para diagnosticar a lesão ou a sensação de dores na parte de trás do joelho, pois algumas causas exigem tratamento a longo prazo para uma recuperação completa.

Cãibras nas pernas

Cãibras são quando os músculos ficam muito apertados.

Essa tensão pode ser um sinal que o músculo está fazendo muito trabalho sem ser esticado. Se estiver esticado e ainda sentir cãibras, o músculo pode simplesmente estar sendo usado em excesso.

A síndrome de uso excessivo pode afetar diferentes áreas do joelho. Você pode sentir uma cãibra na coxa ou panturrilha ou mesmo na região dos joelhos.

A sensação se assemelha a um espasmo súbito e doloroso do músculo. A dor pode durar segundos ou minutos e pode variar de desconfortável a grave.

Outras razões possíveis para cãibras nas pernas incluem:

  • desidratação
  • infecção como o tétano
  • doença hepática
  • excesso de toxinas no sangue
  • problemas nervosos

As mulheres grávidas também podem apresentar cãibras nas pernas como um efeito colateral normal da gravidez.

Algumas pessoas que muitas vezes sofrem cãibras nas pernas podem encontrar alívio ao alongar regularmente as pernas.

Além disso, pode-se tentar encurtar o passo para colocar menos pressão sobre o joelho e os músculos ao redor.

Quando a dor ocorre atrás do joelho especificamente, o médico vai pensar em 4 motivos clássicos que podem ser as razões de você estár com dificuldade de dobrar o joelho ou dores na parte de trás do joelho.

Cisto de Baker

Cisto de Baker - Pode ser motivo de dor atrás do Joelho  

Quando você dobrar o joelho e esticar sua perna você vai sentir um nódulo inchado atrás do seu joelho (sentir como se fosse uma bola de água), é justamente onde você vai identificar a sensacão de dor, sendo esse tipo de causa de dor é clássica do Cisco de baker.

Corredores fazem algo rotineiro para eles — CORRER — ou seja, pernas se movem em um movimento muito repetitivo constantemente.

Tratamento para Cisco de Baker

Este mesmo joelho que trabalhou muito em movimentos repetitivos, dobrando e endireitando com uso excessivo leva ao acúmulo de líquido, que resulta em um cisto atrás da articulação do joelho.

Talvez você precise tirar férias das corridas, e a melhor maneira de tratar o cisco de baker é extrair o líquido, que pode ser através de uma injeção.

No entanto, Greaux sugere terapia manual ou técnicas de massagem para tratar o problema com Cisco de Baker.

Esse procedimento pode romper o líquido do tendão e aliviar a sensação de dor no joelho.

Enquanto isso vai ajudar os sintomas diminuírem, Cisto de Baker pode reaparecer se você tem artrite ou uma lesão no menisco.

Tendinite do Tendão

Se você experimentar súbita rigidez ou sentir incomodo e na articulação posterior do joelho no início da corrida, mas eventualmente vai diminuindo depois de alguns minutos de exercício, então você pode ter tendinite em seu tendão.

Isto normalmente ocorre com corredores que fazem longas distâncias e participam de corridas de rua (como uma meia-maratona ou maratona) e eventualmente usam bastante flexão de quadril que provoca a fadiga e técnica inadequada.

Tratamento para Tendinite do Tendão

Consultando um médico do esporte ele vai avaliar o agravamento da sua lesão, fazendo uma análise de marcha e o que pode eser as causas das suas dores articulares.

Muitas vezes os músculos fracos são culpados pelo incomodo no joelho, mas reforçar e estabilizar a pelve (como os flexores do quadril) também é importante.

Bons exercícios para este tipo de lesão no joelho indica:
  • deitar de costas e colocar um laço de banda resistência ao redor de seus joelhos dobrados;
  • Abra as pernas empurrando contra a banda (uma abdução).
  • Faça três séries de 25 repetições.

 Lesão no Menisco

Uma queda repentina ou torção do joelho — ou simplesmente desgaste do joelho — pode resultar em uma lesão no menisco, que fica entre os ossos da perna inferior e superior (esta cartilagem tem a forma de uma ferradura) e causar dores na parte de trás do joelho.

Esta cartilagem mantém seu joelho estável, mas isso é facilmente desgastado com a idade.

Uma pequena lesão resultará em menor inchaço que vai melhorar ao longo de duas a três semanas.

Uma lesão mais moderada é quando você sentir dor na parte de trás do joelho ao dobrar o joelho.

Ela pode desaparecer após algumas semanas, e facilmente reaparecer com práticas de exercícios novamente.

Os casos mais graves é uma ruptura de menisco, o que vai ser quase um desafio para andar.

Você pode sentir o joelho instável, ou pode travar abruptamente durante qualquer tipo de atividade.

Tratamento Lesão no Menisco

Uma ressonância será capaz de mostrar a gravidade da lesão para o seu médico, mas descanso e gelo podem ajudar em lesões no menisco.

O médico pode sugerir a fisioterapia com um forte aliado no tratamento com foco em fortalecer a articulação do joelho e quadril.

No entanto, se o inchaço e a dor persistirem, a cirurgia é sua melhor aposta para remover a cartilagem danificada e depois reparar.

Neste caso você pode ficar longe da atividade física por muito tempo, você será feliz quando você puder largar as muletas e recomeçar a explorar novamente as ruas, praticamente começar a experimentar como era boa uma simples caminhada.

Lesão no Menisco pode causar dor na parte de trás do joelho Lesão no Menisco pode causar dor na parte de trás do joelho

Gastrocnêmio Tendinite

Este é o músculo da panturrilha que cruza atrás do joelho e anexa acima da articulação do joelho.

Os tendões "Gastrocnêmio" podem tornar-se tensos quando o joelho é estendido, enquanto os dedos apontam para cima, portanto, puxando os tendões.

Este tipo de lesão ocorre mais em ciclistas que corredores devido ao ajuste impróprio ou músculos fatigados em outras partes do corpo.

Se um assento da bicicleta é muito alto, os músculos da panturrilha serão colocados em uma posição vulnerável.

Eles podem ficar limitados se os músculos do glúteo não estão fazendo seu trabalho, especialmente em uma subida, andando ou correndo. 

Tratamento Lesão Gastrocnêmio

Siga o tratamento de descanso, gelo, compressão e elevação para reduzir o inchaço e a tentativa usar uma meia de compressão quando for realizar uma atividade física.

Uma meia de compressão apoiará o músculo e ajuda reduzir a tensão. Se isto ocorrer durante o ciclismo, verifique a possibilidade de analisar corretamente como está os ajustes da sua bicicleta com o apoio de uma profissional.

Mesmo se você não se enquadrar em nenhuma das possibilidades dos itens acima relacionados com dores atrás do joelho, sempre é interessante você ter o aconselhamento de um médico do esporte ou mesmo ortopedista para verificar com maior profundidade sobre as causas, sintomas e tratamento da dor localizada atrás do joelho.

Acesse o curso Terapia para joelhos - Meu Joelho Dói  com certificado de 12 horas



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.