Fortalecimento Muscular e Cinesioterapia










A fisioterapia ajuda no fortalecimento muscular, especialmente quando há alguma debilidade como nos casos de imobilizações por gesso ou depois de um procedimento cirúrgico; ou ainda para reequilibrar uma musculatura de alguma articulação. O fortalecimento muscular consiste em tonificar e definir os músculos sem que a pessoa precise necessariamente ganhar muita massa muscular. É uma forma de melhorar e preservar a saúde muscular, permitindo movimentos mais seguros e autossuficientes. A prática de fortalecer os músculos é extremamente importante não só para a saúde dos músculos, mas também dos ossos, pois estes se tornam mais resistentes a supostas tensões que possa causar eventualmente algum tipo de fratura.

Os objetivos do fortalecimento muscular é fortalecer as fibras que já existem, fazendo com que as chances de lesões em exercícios físicos sejam menores e o condicionamento físico melhor, o foco não é formação de mais massa magra e sim de condicionar e fortalecer a existente.

Acesse o blog da Fisioterapia

Os treinos de fortalecimento muscular além do condicionamento físico objetivam também a tonificação e definição muscular, a queima calórica e perca de gordura corporal, pois esses exercícios movimentam vários músculos ao mesmo tempo.

Portanto, os melhores exercícios de fortalecimento muscular são aqueles que fazem seus praticantes produzir mais resistência e aumento da capacidade cardiorrespiratório como o agachamento, o afundo e a prancha, por exemplo.

Benefícios do Fortalecimento Muscular

Uma musculatura forte e resistente traz muitos benefícios para a saúde do corpo, como por exemplo:

  • Maior resistência;
  • Aumento da massa magra;
  • Melhora a postura;
  • Melhora e protege as articulações;
  • Melhora a estrutura óssea;
  • Ossos mais resistentes;
  • Aperfeiçoa o condicionamento físico;
  • Estimula o funcionamento do metabolismo;
  • Queima calorias e ajuda na redução de peso;

Toda atividade física traz benefícios, mas para isso é preciso que a musculatura seja exercitada continuamente.

Em um pós-operatório, a musculatura também passa por um processo de atrofia significativa devido à própria cirurgia, repouso e dor. Nestes casos a fisioterapia entra com um trabalho de fortalecimento por meio da cinesioterapia, em que há a aplicação de várias técnicas específicas para ganhar força muscular, mas sempre com um cuidado excepcional, pois cada cirurgia tem sua particularidade.

Para o reequilíbrio muscular devemos fortalecer aquele músculo débil para assim trabalhar em sinergia (em conjunto) com outros músculos, evitando um desequilíbrio articular, e consequentemente uma lesão futura. Deste modo, o objetivo é promover o fortalecimento global posterior a este equilíbrio muscular.

A prescrição cinesioterapêutica é uma ferramenta base para o fisioterapeuta, com o passar dos anos os profissionais foram dedicando e procurando por várias outras técnicas e deixando esta de lado, assim, esta ferramenta passou a ser prescrita de uma maneira equivocada por 90% dos profissionais.

O curso Exercício para Ganho de Força Muscular: Prescrição Terapêutica vem direcionar você estudante e profissionais a fazer uma prescrição com objetividade, organizando as variáveis, frequência, duração, intensidade e repouso, conforme os objetivos no qual você quer chegar com seu paciente. Clique aqui e saiba mais!


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.