Exercícios excêntricos na recuperação de Pé e Tornozelo









A tendinite é uma lesão de desgaste relativamente frequente, não resulta habitualmente de um trauma específico mas sim de um stress repetido exercido sobre o tendão. A maioria das lesões são o resultado de desgaste gradual do tendão por utilização excessiva ou envelhecimento.

Acontece, com mais frequência, quando se ultrapassam os limites de resistência do corpo ou quando ocorre um aumento súbito da intensidade do treino.

Os principais tendões na região do pé e tornozelo são: Aquiles (Tendão Calcâneo), Tendão Tibial Posterior, Tendão Tibial Anterior, Tendões Fibulares Extensores e Flexores dos Dedos e do Hálux. Cada um deles com uma função específica como por exemplo:

• Tendão de Aquiles: Flexão Plantar do Tornozelo
• Tibial Anterior: Dorsiflexão do Tornozelo
• Tibial Posterior: Inversor do Pé
• Tendões Fibulares: Eversores do Pé
• Flexores dos Dedos e Hálux: Flexão dos Dedos e Hálux
• Extensores dos Dedos e Hálux: Extensão dos Dedos e Hálux

O tratamento para tendinite no pé é, a princípio, conservador. A maioria dos casos responde bem a repouso ou diminuição do impacto, medicamentos e fisioterapia 

O fortalecimento excêntrico é definido como a contração (aperto) do músculo enquanto ele está a ficar mais "esticado". Os exercícios de fortalecimento excêntrico podem provocar lesões no tendão de Aquiles se não forem realizados corretamente. Primeiro, devem ser realizados sob a supervisão de um fisioterapeuta. Uma vez dominados com o fisioterapeuta, estes exercícios podem ser feitos em casa. Os exercícios podem causar algum desconforto, no entanto, não deve ser algo insuportável.

Fique em pé na beira de uma escada ou de uma plataforma elevada estável, com a parte da frente do pé na escada. Esta posição permitirá que o calcanhar se mova para cima e para baixo sem bater na escada. Deve ter cuidado para garantir que está equilibrado corretamente, de forma a evitar ferimentos ou quedas. Certifique-se de que se segura numa grade para ajudar a equilibrar-se.

Levante os calcanhares do chão e, lentamente, baixe os calcanhares até ao ponto mais baixo possível. Repita este passo 20 vezes. Este exercício deve ser feito de forma lenta e controlada. O movimento rápido pode provocar danos no tendão. À medida que a dor melhora, pode aumentar o nível de dificuldade do exercício segurando um pequeno peso em cada mão.

Outro exercício que pode realizar é a queda singular do calcanhar. Este exercício é realizado de forma semelhante à queda bilateral do calcanhar, excetuando o facto de que todo o peso é focado numa só perna. Isto deve ser feito apenas depois da queda bilateral do calcanhar ser dominada.

Dominar o atendimento de fisioterapia em regiões corporais é o ponto de partida para um bom resultado do seu paciente.  Não deixe de assistir a apresentação do curso porque eu tenho certeza que é um conteúdo que vai te acrescentar para sua prática clínica.  Saiba mais sobre o Curso Fisioterapia do Pé e Tornozelo aqui



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.