Fisioterapia e Ortopedia são complementares!









O fisioterapeuta ortopédico é formado em fisioterapia e tem especialização em ortopedia. A especialidade foi reconhecida pelo COFFITO em fevereiro de 2004, sendo esta própria e exclusiva do profissional da fisioterapia. 

Para se tornar especialista é necessário, além da graduação, um curso de Pós-Graduação Lato Sensu devidamente reconhecido pelo MEC. 

Enquanto o ortopedista é responsável pela realização de exames médicos, prescrição de medicamentos e execução de cirurgias, o especialista em fisioterapia ortopédica lança mão de recursos que auxiliam no processo pré-operatório e pós-cirúrgico, é ainda parte integrante do tratamento dos mais diversos tipos de lesões e patologias. 

O médico ortopedista por sua vez, possui a sua titulação específica responsável pelas suas funções específicas como realização de exames, prescrição de medicamentos e outras já abordadas neste texto.

Portanto, quando estes dois profissionais se relacionam, os benefícios são:

Melhor escolha nas condutas do tratamento do paciente;
Possibilidade de um prognóstico positivo e mais rápido;
Tratamento abrangente e completo;
Apesar de cada profissional realizar competências específicas, ao final as duas se completam;
O fisioterapeuta contribui com o médico para decidir de maneira igualitária o que deve ser feito para alcançar o bem-estar do paciente;
Respeito entre os profissionais sem hierarquia ou submissão;
Melhor adesão do paciente ao tratamento proposto.

Em geral, se trata de uma atuação conjunta e complementar, sempre voltada e centrada no bem-estar e cura do paciente. Juntas, as especialidades oferecem uma tratativa mais abrangente e completa.

A atuação da ortopedia e da fisioterapia em conjunto nos diversos contextos da atenção à saúde – nível hospitalar, ambulatorial e clínico é fundamental para o sucesso do tratamento. 

Profissionais que estabelecem uma boa relação terão mais credibilidade e maior índice de adesão ao tratamento dos seus pacientes com respeito e ética.

Saiba como atender pacientes em três articulações primordiais e avaliar de forma completa dentro da Fisioterapia na Ortopedia. Reunião de 5 ebooks de Fisioterapia. Clique aqui para saber mais




  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.