Fisioterapia Desportiva x Fisioterapia Ortopédica









Embora essas duas áreas de atuação da Fisioterapia se pareçam e muitas vezes tenham os mesmos objetivos e tratamentos, há algumas diferenças que merecem ser discutidas.

Elas são parecidas porque tanto a fisioterapia na ortopedia quanto a fisioterapia desportiva  tratam  ligamentos, musculaturas, articulações. Porém, uma das coisas que há diferem é a população a ser tratada.

A fisioterapia na ortopedia pode atuar em fraturas, torções, amputações e lesões musculares, inclusive evitando que estas ocorram, e evitando, em alguns casos, uma cirurgia, trabalhando de forma preventiva. Trabalha, também, com pessoas que não são ativas fisicamente.

Já na fisioterapia desportiva, o fisioterapeuta atua na prevenção, planejamento, implantação, coordenação e supervisão de programas destinados à recuperação funcional de atletas amadores ( pessoas fisicamente ativas) e profissionais. Orienta o atleta e os praticantes de atividades físicas, fortalecendo e preparando as regiões mais susceptíveis a lesões em cada esporte.

Além da população ser diferente e embora os métodos de trabalho e os tipos de tratamentos sejam parecidos, a sobrecarga na hora do tratamento será maior para pessoas fisicamente ativa pela sua própria resistência física.


Capacite-se para atender melhor os pacientes:
  • Anamnese - Passo a Passo para uma boa avaliação
  • Combo Joelho e Quadril - Cursos Online
  • Exercício para Ganho de Força Muscular: Prescrição Terapêutica

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.