Fisioterapia Desportiva x Fisioterapia Ortopédica









Embora essas duas áreas de atuação da Fisioterapia se pareçam e muitas vezes tenham os mesmos objetivos e tratamentos, há algumas diferenças que merecem ser discutidas.

Elas são parecidas porque tanto a fisioterapia na ortopedia quanto a fisioterapia desportiva  tratam  ligamentos, musculaturas, articulações. Porém, uma das coisas que há diferem é a população a ser tratada.

A fisioterapia na ortopedia pode atuar em fraturas, torções, amputações e lesões musculares, inclusive evitando que estas ocorram, e evitando, em alguns casos, uma cirurgia, trabalhando de forma preventiva. Trabalha, também, com pessoas que não são ativas fisicamente.

Já na fisioterapia desportiva, o fisioterapeuta atua na prevenção, planejamento, implantação, coordenação e supervisão de programas destinados à recuperação funcional de atletas amadores ( pessoas fisicamente ativas) e profissionais. Orienta o atleta e os praticantes de atividades físicas, fortalecendo e preparando as regiões mais susceptíveis a lesões em cada esporte.

Além da população ser diferente e embora os métodos de trabalho e os tipos de tratamentos sejam parecidos, a sobrecarga na hora do tratamento será maior para pessoas fisicamente ativa pela sua própria resistência física.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.