O tratamento de fisioterapia na ruptura muscular







Falei no primeiro post da série que os objetivos do tratamento da fisioterapia iria ser tratar os sintomas iniciais que provavlmente serão: dor, impotência funcional, solução de continuidade, edema e hematoma.

A termoterapia é dirigida diretamente ao hematoma. Assim, de início devemos evitar sua formação através da “crioterapia”. O gelo promovendo a vasoconstrição local evitará a formação de grandes hematomas. Deve ser prolongado por 24 horas, deixando sempre períodos de repouso. O mais correto seria a aplicação de gelo por cada 20 minutos por duas horas de descanso, para evitar a lesão de estruturas nervosas na região atingida. Pode-se acrescentar aí o uso do Ultrasom que promove a fase final de absorção do hematoma, bem como a tentativa de bom direcionamento das fibras musculares ou de compressas quentes frias.

A “cinesioterapia” ocupa lugar de destaque na terapêutica fisioterapêutica. Os exercícios musculares devem ser iniciados entre o segundo e o quinto dia, dependendo da natureza da lesão, obedecendo a seguinte ordem: exercícios estáticos sem carga, exercícios estáticos com carga leve, exercícios dinâmicos com cargas progressivas, treinamento funcional e proprioceptivo.

Deve iniciar-se com as contrações isométricas sem resistência, assim que o quadro inflamatório e antálgico o permita, e devem persistir por todo o tratamento.

Logo que for possível, devemos passar à isometria resistida, com o grau de resistência aumentando com o correr dos dias.

A isotonia simples só deve ser iniciada dez a 15 dias após a ocorrência da lesão. A isotonia resistida deverá vir apenas no período final das três semanas de lesão.

É claro que isso são exemplos de tratamentos. O que deve ser feito e sua real prescrição depende do quadro clínico do paciente.

Na fase inicial de tratamento, não recomendo o alongamento ativo e nem o passivo por acreditar que podem trazer um aumento da lesão. Porém, há literaturas que discordam desse meu pensamento.



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.