Fraturas de Acetábulo







O acetábulo faz parte da articulação do quadril. O acetábulo é o soquete da articulação, enquanto o femur é a bola, formando uma articulação do tipo bola-soquete.

O acetábulo é parte da pelve, sendo coberto por cartilagem articular que irá formar a superficie articular.

A fratura do acetábulo ocorre quando o soquete é quebrado, sendo que as fraturas acetabulares são mais raras que as fraturas do femur proximal (bola).

A fratura do acetábulo pode ocorrer por por traumas de grande energia, como acidentes automobilísticos, queda de altura, sendo estas as causas mais frquentes em jovens, e nos idosos a causa mais frequente de fratura é a osteoporose, que por tornar a estrutura óssea mais frágil, pode levar a fratura do acetábulo com traumas mais leves, como a queda da própria altura.

O tratamento da fratura depende da idade do paciente e da extensão do deslocamento e instabilidade do quadril.

Em pacientes idosos, devido a osteoporose e dificuldade técnica em fixação da fratura em um osso osteoporótico, poderá estar indicado o tratamento conservador, proibindo a descarga de peso no lado afetado, até que ocorra a consolidação da fratura.

Cirurgia é recomendada para:

» Realinhar a superfície articular;

» Remover corpo estranho da articulação do quadril;

» Restaurar a estabilidade da articulação do quadril;


As principais complicações da fratura do acetábulo ocorrem a médio e longo prazo, onde após a fratura poderemos ter artrose do quadril, osteonecrose do quadil ou calcificação heterotópica.

O tratamento para o alívio da dor do quadril se faz com a cirurgia de artoplastia do quadril, que devolverá a movimentação e retorno as atividades do paciente.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.