Fraturas do Fêmur Proximal







As fraturas do quadril tem maior ocorrência em pacientes idosos, podendo causar sérias consequências, como limitar as atividades diárias, aumentar a dependência a tais atividades, ou desenvolver sérias limitações levando a morte.

A prevenção da fratura do quadril é a melhor forma de evitar tais complicações, e esta deverá ser feita com o controle da osteoporose, fortalecimento muscular, atividade física, e controle domiciliar retirando tapete e colocando corrimão em banheiros, tudo para evitar quedas que levarão a fratura.

As fraturas do quadril se dividem em fraturas do colo do fêmur e em fraturas da região trocanteriana.



A maioria das fraturas ocorre por queda. Porém quando a osteoporose ou outra patologia tornam o osso fraco a fratura poderá ocorrer com estresse pequeno, como após girar o corpo, ou levantar-se da cadeira.

As fraturas do fêmur proximal causam dor, limitação da mobilidade, e dificuldade ou incapacidade em andar, dependendo aqui do deslocamento da fratura.

TODO PACIENTE APÓS UM TRAUMA E QUE APRESENTE DOR NO QUADRIL , TEM FRATURA DO FEMUR PROXIMAL, ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO.


Algumas pessoas com fratura impactada podem andar, porém com dor. Ao exame observa- se o desvio do membro fraturado e a dor a manipulação membro.
O diagnóstico é confirmado com Rx e se necessário Tomografia computadorizada ou Ressonância magnética.

Após a fratura do colo do fêmur, artrose do quadril poderá se desenvolver devido à lesão da circulação à cabeça do fêmur. Sem uma boa circulação ocorrerá o colapso da cabeça, levando a dor e outros sintomas característicos da artrose do quadril
O tratamento das fraturas do fêmur proximal é eminentemente cirúrgico, para que o paciente tenha o alívio da dor, e retorne a ficar sentado ou a deambular o mais rápido possível, evitando assim complicações como escaras, tromboses, pnemonia.

O tipo de cirurgia depende do tipo da fratura e do grau de atividade do paciente.

Para as fraturas do colo do fêmur pode ser realizado:

» Fixação da fratura com parafusos;
» Fixação da fratura com placa e parafusos;
» Artroplastia total do quadil;
» Artroplastia parcial do quadril.

Para as fraturas transtrocanterianas pode ser ralizado:

» Fixação da fratura com placa e parafusos;
» Fixação com haste intramedular e parafusos.

Após a cirurgia, a reablitação é iniciada tão logo seja possível, ainda no hospital

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.