Raquitismo







Raquitismo é uma doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais freqüentes da infância em muitos países em desenvolvimento. A causa predominante é a deficiência de vitamina D, seja por exposição insuficiente à luz solar ou baixa ingestão através da dieta; mas a deficiência de cálcio na dieta também pode gerar um quadro de raquitismo.

Osteomalacia é o termo usado para descrever uma condição semelhante que ocorre em adultos, geralmente devido à falta de vitamina D.

O raquitismo é mais comum em crianças que nascem prematuras e os principais sintomas que a mãe deve observar são irritabilidade, insônia e sudorese principalmente na parte da cabeça durante a amamentação. Esses sintomas só aparecem aos seis meses de idade.

Outros sintomas ainda são deformidades ósseas, fraturas, fraqueza nos músculos, dores nos ossos, baixa estatura que causa retardo no desenvolvimento, anormalidade nos dentes, distúrbios respiratórios e insuficiência cardíaca. Isso não quer dizer que o bebê terá todos esses sintomas juntos, mas é provável que se ele tiver raquitismo, um desses sintomas aparecerá.

O tratamento pode ser feito a base de alimentos ricos em vitamina D, mas apenas dois deles apresentam essas características que são o fígado e óleo de alguns peixes gordurosos. Então, a receita médica de suplementos com altos índices de vitamina D é o mais indicado e o método mais eficiente de se combater o raquitismo. A junção da vitamina D com a exposição ao sol facilita a absorção da vitamina e elimina boa parte do problema.

Mas lembre-se que o tratamento só deve ser feito com orientação médica, já que é o médico que vai definir a quantidade de vitamina D, a dieta e a exposição ao sol necessários para que a criança se recupere do raquitismo.

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.