Fratura de clavícula infantil


>




http://www.clinicadeckers.com.br/imagens/orientacoes/41_fratura_de_clavicula.jpg

A Fratura da clavícula é a mais freqüentes de todas as fraturas, principalmente no período de recém-nascido. Muitas vezes ela pode passar desapercebida por todos em casa e mesmo num primeiro exame mais rápido na sala de partos ou no centro cirúrgico.

Esta fratura pode ser bem notada no primeiro exame feito pelo pediatra, no consultório, alguns dias após o nascimento. Costuma acontecer no momento em que o obstetra tenta liberar o ombro do bebe ao nascer. Nestes casos costuma haver uma redução dos movimentos dos braços do bebe, no lado fraturado. Na maioria das vezes são fraturas incompletas, chamadas de "fratura em galho verde".

Estas fraturas curam-se espontaneamente, não necessitando de imobilização. É recomendado que a mãe tenha cuidado ao manusear o bebê para não provocar dor. O prognóstico é excelente, sem nenhum prejuízo futuro para a criança. Na dúvida esclarecer com o pediatra.

No ponto da fratura alguns dias depois aparece um aumento parecendo um ovo.

Com o passar das semanas, tudo desaparece e dificilmente anos depois conseguiremos descobrir o lado fraturado.
Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment