Artroscopia de tornozelo








Cada vez mais surgem novas técnicas que possibilitam práticas médicas e cirúrgicas menos invasivas, ou seja, menos traumáticas ao paciente. A artroscopia do tornozelo é uma delas.

Mas o que é artroscopia? O cirurgião de pé e tornozelo, Marco Túlio Costa, explica que o termo artroscopia significa "olhar dentro da junta". "Através de um instrumento do tamanho de uma caneta dotado de sensor ótico pode-se, literalmente, entrar na junta do tornozelo por meio de cortes pequenos".

O exame artroscópico permite ao médico cirurgião fazer uma inspeção direta e minuciosa em toda superfície articular, através de uma pequena incisão. "Antes para fazer uma cirurgia no tornozelo eram necessários grandes cortes para corrigir o problema. Hoje, com a artroscopia, consegue-se percorrer toda a região por pequenas incisões. Por isso a morbidade torna-se menor e a recuperação mais rápida", assegura Marco Túlio.

Segundo ele, a técnica é utilizada tanto para diagnóstico como para tratamento de diversas patologias que atingem a região do tornozelo, entre elas a lesão osteocondral (cárie nas cartilagens), a sinovite (inflamação interna do tornozelo) e também o pé diabético, que é muito comum. "Essa doença tira a sensibilidade do pé fazendo o paciente a desenvolver lesões".

Marco Túlio Costa ressalta, mais uma vez, o fator não invasivo. "A artroscopia possibilita uma melhor recuperação ao paciente devido ao pequeno porte das incisões. Um pós-operatório rápido e menos traumático é essencial para a qualidade de vida da pessoa que faz o tratamento", conclui o cirurgião.



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.