A fisioterapia na reabilitação da mão









A mão produz o gesto, é a palavra do surdo e o olhar do cego. Porém, só percebemos e nos conscientizamos do valor imponderável das mãos quando nos deparamos com a incapacidade de usá-las. Uma lesão traumática, enfermidade ou deformidade significa a interrupção de projetos de vida, dificuldades em conquistar espaços e pode desencadear sérios problemas psicológicos. (FERRIGNO, 2007) A reabilitação de lesões ou patologias na mão requer tratamento específico e atualizado.

Nas lesões traumáticas de punho e mão a fisioterapia tem como objetivo restabelecer a mobilidade funcional ativa do paciente, deve sempre buscar o potencial máximo para promover maior interação ao realizar suas atividades deixando-o mais independente possível diante sua disfunção física. (SCHRÖDER, 2007).

A fisioterapia na reabilitação de lesões traumáticas de punho e mão é de suma importância, pois possibilita ao paciente um retorno rápido às suas atividades. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da fisioterapia no processo de reabilitação de pacientes com lesões traumáticas de punho e/ou mão, através de estudo e relato de caso comprovando a eficácia do tratamento fisioterapêutico.

Após a pesquisa exploratória, levantou-se o seguinte questionamento: A intervenção da Fisioterapia nas lesões traumáticas de punho e mão pode contribuir para a recuperação funcional?

A fisioterapia ortopédica e traumatológica atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, tratam disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas conseqüências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos e patologias ortopédicas. Seu objetivo é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função.

Segundo Tubiana, Thomine e Mackin (1996) o exame clínico é essencial como fonte de informações sobre as funções e as lesões do punho e da mão.

Para Araújo (2006) na mão traumática é importante saber o mecanismo da lesão, o tempo decorrido, a localização e os possíveis tratamentos, bem como lesões preexistentes nos membros superiores, com isso o terapeuta terá idéia da região afetada e da possível gravidade da mesma. Além dos dados gerais obtidos na anamnese (nome, idade, gênero e raça) são de interesse do terapeuta a ocupação, a dominância, as atividades de lazer e as necessidades fundamentais do paciente.

A mão é o nosso órgão de contato com o mundo exterior. (SCHRÖDER, 2007) A reabilitação funcional de lesões ou patologias na mão requer tratamento específico e atualizado. (FERRIGNO, 2007). Procura melhorar e curar os distúrbios funcionais existentes na extremidade superior. (SCHRÖDER, 2007).

Esteves (2003) realizou um trabalho sobre a importância da reabilitação fisioterapêutica nas lesões do plexo braquial superior evidenciando, assim como o presente trabalho, a melhora na qualidade de vida e posteriormente retorno rápido às atividades de vida diária após a intervenção.

A fisioterapia, nesses casos, envolve métodos de reabilitação e experiência clínica. O enfoque em relação às lesões e patologias geralmente é conservador, de manutenção e tem por finalidade prevenir ou minimizar as deformidades físicas, levando à independência e à autonomia. (FERRIGNO, 2007)

O fisioterapeuta lança mão de inúmeras técnicas preconizando a funcionalidade da mão, o tratamento fisioterapêutico engloba desde controle da dor, edema e cicatriz, exercícios terapêuticos, reeducação sensorial e treinos funcionais. Esteves (2003) afirma que o paciente com lesão do plexo braquial superior apresenta uma ampla variedade de problemas e desafios para o fisioterapeuta. Para
que não haja complicações, nas lesões traumáticas de punho e mão o processo de reabilitação deve ser adaptado de acordo com as necessidades do paciente.

Ressalta que as conseqüências da lesão via de regra perduram por toda á vida do indivíduo, e o paciente pode procurar o isioterapeuta em qualquer momento após a lesão.

Para evidenciar a importância dessa intervenção foi realizado estudo e relato de 4 casos, onde o objetivo do tratamento fisioterapêutico baseou-se no ganho de amplitude de movimento, fortalecimento muscular, controle do quadro álgico e edema, prevenção de aderências e treinos funcionais. Cada caso com o tratamento baseado e adequado ao quadro clínico apresentado pelo paciente. Para mensurar e acompanhar a evolução no tratamento foram realizadas uma avaliação e reavaliação.

A principal meta fisioterapêutica no tratamento de lesões traumáticas de punho e/ou mão é restaurar a mobilidade funcional ativa. (SCHRÖDER, 2007) Após a reavaliação ficou evidente a melhora em todos os casos. Durante o trabalho foi notado um grande comprometimento por parte dos pacientes, pois contribuíram para a eficácia da intervenção, constatando de forma visível a
diminuição dos sinais e sintomas causados pelo trauma advindo de lesão. Diante do questionamento levantado no trabalho, foi observado significativa melhora funcional nos casos após a intervenção fisioterapêutica no processo de reabilitação. Kisner e Colby (2006) descrevem alguns estudos que mostram que a fisioterapia promove melhor e mais rápido retorno do paciente às suas atividades. Desta forma, a intervenção da Fisioterapia no processo de reabilitação das lesões traumáticas de punho e mão foi de grande valia porque contribuiu para a melhora funcional do paciente.

Fonte

  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.