O que faz um profissional de Fisioterapia Ortopédica?







Fisioterapeuta: Parâmetros da Jornada de Trabalho | Blog do Secad

A fisioterapia ortopédica é uma disciplina da Fisioterapia que foca na recuperação ou prevenção de lesões e doenças que afetam os músculos, ossos e ligamentos do corpo. Os profissionais desta área utilizam métodos como massagens, ginástica, alongamentos, fortalecimento muscular e outros equipamentos especiais para auxiliar na recuperação da lesão. Como terapia, são aplicadas também técnicas de mobilização e manipulação articular.

O chamado "trauma ortopédico" ocorre em acidentes como quedas, lesões esportivas, acidentes automobilísticos, etc. Este tipo de lesão apresenta riscos e exige cuidado. Como método de recuperação são utilizadas técnicas para fortalecer, alongar e estabilizar o músculo lesionado.

Dentre as possibilidades de tratamento na fisioterapia ortopédica estão:
  • Disfunções osteomioarticulares e tendíneas, que podem resultar de traumas e fraturas.

  • Lesões por esforço repetitivo e patologias ortopédicas (geralmente trata-se de tendinites e entorses).

  • Lesões nos ombros, cotovelos, punhos, mãos, quadril, joelho, pés, tornozelos e coluna vertebral.

Além de trabalhos executados manualmente para recuperação, o fisioterapeuta ortopédico também utiliza técnicas com uso de aparelhos, como a eletroterapia, que consiste no uso do calor / frio e estimulação elétrica.

Apesar de serem usadas técnicas semelhantes, o tratamento aplicado a um atleta profissional e a uma pessoa comum é diferente, já que a constituição física de cada um difere muito.

No âmbito esportivo, a área de fisioterapia ortopédica se torna especialmente indispensável pois seus avanços contribuem para melhor formação de atletas desde seu início. Além disso, esta disciplina também atua na cura de lesões e técnicas para recuperação durante sua carreira e para determinar o futuro do atleta, quando é necessário avaliar casos de invalidez ou não aptitude para continuar.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.