A fisioterapia na fratura de mãos e dedos







http://www.centraldafisioterapia.com.br/bd_imagens/2092013114253.jpg

A fratura pode ser definida como uma interrupção na continuidade do osso, que pode ser um rompimento completo ou incompleto (fenda). Geralmente, as fraturas de mãos e dedos é causada por algum trauma, seja queda, por estresse ou até mesmo doenças que fragilizam os ossos.

A principal complicação dessas fraturas é a rigidez articular, que pode ser bastante incapacitante para muitas atividades dos membros superiores. Além disso, pode haver grave dano nos tecidos moles, que podem afetar músculos, vasos sanguíneos e nervos.

As fraturas das falanges ou ossos metacárpicos podem resultar em deformidade e/ou rigidez das articulações, as quais podem ser muito incapacitantes e, nessas condições, é importante que o tratamento seja cuidadoso para produzir um ótimo resultado.

Para a fisioterapia, o  principal problema  são as lesões por esmagamento que podem causar fraturas dos metacárpicos que resultam em dor e edema.

Por isso,  é essencial reduzir a tumefação o mais breve possível, para evitar a formação de aderências e consequente rigidez.

A mobilidade das articulações não afetadas deve ser mantida e é importante garantir que todas as articulações do braço estejam com seu arco de movimento total, pois uma queda sobre a mão pode causar dano nos tecidos moles ao redor de outras articulações.

Uma vez removida a imobilização, é preciso instituir tratamento intensivo imediatamente para readquirir o movimento e a função. Em certos casos, o tratamento intensivo deve ser diário, enquanto em outros o movimento retorna rapidamente e é suficiente que o fisioterapeuta instrua o paciente sobre um programa doméstico e monitorize o progresso quando necessário.

O paciente também pode estar recebendo tratamento do terapeuta ocupacional e é importante que os dois terapeutas discutam os problemas e tenham um plano integrado de tratamento.


  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.