Testes Ortopédicos Coluna Lombo-Sacral








O papel do fisioterapeuta na medicina preventiva em operadoras de saúde

É impossível para um fisioterapeuta que trabalha com ortopedia trabalhar sem os testes especiais para cada região corporal.

Esses testes especiais são responsáveis por um melhor diagnostico. Para se avaliar problemas na região da coluna lombo-sacra, há uma série de testes.

Vamos dar exemplos de alguns:

SLUMP Teste de Posição Sentada; Teste utilizado como um instrumento de avaliação e identificação de alterações neurodinâmicas dos membros inferiores, paciente sentado o fisio pede para o paciente estender o joelho assintomático e depois o sintomático, e anote os relatos do paciente sobre a dor, depois o paciente faz uma extensão do joelho e uma flexão do tronco, e anote os relatos de dor e sinais e sintomas, depois paciente faz uma extensão do joelho, com uma flexão do tronco com uma dorsiflexão, e por fim todos os movimentos anteriores mais uma flexão do pescoço, anota os relatos de dor, e reavaliar fazendo a extensão do pescoço, e anote os relatos do paciente, positivo se a flexão do tronco, a dorsiflexão e a flexão do pescoço aumentarem os sinais e sintomas e a extensão do pescoço diminuir os sintomas.

SINAL de LASÉGUE; Teste para avaliar lombociatalgia, paciente em D.D., com MMII estendidos, fisio segurando o tornozelo do paciente flete o quadril sintomático, mantendo o joelho estendido, positivo se sentir dor lombar por volta dos 30º á 40º, com irradiação pelo MI (trajeto do nervo ciático).

SINAL de LASÉGUE - VARIAÇÃO; Teste para avaliar lombociatalgia, paciente em D.D., com MMII estendidos, fisio flete o joelho e o quadril sintomático á 90º de flexão, em seguida o joelho é estendido pelo fisio, positivo se sentir aumentar a dor lombar, com irradiação pelo MI (trajeto do nervo ciático).


T. ESTIRAMENTO N. FEMORAL(NACHLAS);Teste para avaliar sacroilite, disfunção lombossacral ou inflamação de raízes nervosas lombares (L2,L3), paciente em D.V., com os MMII estendidos, o fisio irá flexionar passivamente o joelho sintomático, aproximando o calcanhar do glúteo, positivo se sentir dor lombossacral ou dor irradiada para perna.

T. SCHOBER; Teste para avaliar a mobilidade da coluna lombar, paciente em pé com os MMII estendidos, fisio fará uma marca no processo espinhoso da quinta vértebra lombar e outra marca 10 centímetros acima, pede-se para o paciente fazer uma flexão do tronco, com os joelhos estendidos, e mede-se a distância entre as duas marcas, positivo se não ocorrer um aumento maior que 5 centímetros, indicando rigidez da coluna lombar (por exemplo; EA).

T. STIBOR; Teste para avaliar mobilidade normal da coluna, paciente em pé com os MMII estendidos, o fisio irá marcar com o lápis dermatográfico as EIPS, e o processo espinhoso da sétima vértebra cervical, com uma fita métrica mede-se a distância entre os dois pontos, e pede-se para o paciente para fazer uma flexão do tronco, e nesta posição o fisio mede a distância novamente entre os dois pontos, em um paciente que não apresente patologia na coluna, a distância medida irá aumentar em 10 centímetros, sendo assim considerada normal, positivo para medições inferiores a 10 centímetros (por exemplo; espondilite anquilosante).

T. 3 DEDO AO SOLO; Teste para avaliar a flexão global de tronco e a flexibilidade dos músculos posteriores dos MMII, paciente fará uma flexão do tronco com os joelhos estendidos, o fisio irá medir a distância do terceiro dedo da mão direita até o solo, positivo se o dedo não tocar o solo.

T. MILGRAN; Teste para avaliar patologias intra e extratecal (hérnia discal) ou pressão aumentada sobre a cintura pélvica e abdome, paciente em D.D., com os MMII estendidos, fisio pede para o paciente elevar os MMII estendidos a 5 centímetros da maca e mantê-los por 30 segundos, positivo para dor ou incapacidade de manter os MMII elevados durante o tempo determinado.

T. HOOVER; Teste para determinar se o paciente está simulando que não consegue elevar a perna, o fisio coloca sua mão embaixo do calcanhar, e pede o teste da perna retificada do lado oposto, positivo se o fisio percebe que não houve pressão sobre sua mão.

Para o fisioterapeuta que lida com essa especialidade e quer saber mais sobre Testes Ortopédicos, recomendo o Guia de Testes Ortopédicos em e-book.



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.