2 tratamentos excelentes para Escoliose Vertebral







Vestibulares de Fisioterapia 2022 → Inscrições, Provas e Notas de Corte 

Todo fisioterapeuta já atendeu uma pessoa com escoliose na vida. Considerado por muito profissionais como um desafio imenso, a efetividade do tratamento passa pelo profissional entender qual é o tipo de escoliose que está tratando.

A escoliose é o nome dado a um desvio da coluna vertebral, que assume um formato de S.

Existem, basicamente, dois tipos de escoliose: a estrutural ou funcional.

O primeiro tipo, escoliose estrutural, é congênita, ou seja, vem desde o nascimento ou quando a pessoa é muito jovem e é geralmente irreversível, sendo associada a outras patologias.

Já na escoliose funcional, a estrutura das vértebras permanece inalterada, sendo a escoliose o resultante de desajustes no organismo, geralmente musculares e que tem tratamento.

Em geral, a escoliose tem caráter hereditário e genético, afetando muito adolescentes durante o período de maior crescimento, denominado surto de crescimento, atingindo mais meninas do que meninos

 Ela tem várias causas mas vou descrever 4 delas:

  • Idiopática: a mais comum, atingindo principalmente crianças em fase de crescimento. A deformidade é progressiva e indolor na sua origem;
  • Neuromuscular: também conhecida como Espinha Bífida, é uma doença neuromuscular na qual os ossos da coluna e a medula não se formam de maneira normal;
  • Congênita: consequência de uma malformação antes do nascimento;
  • Secundária a outras doenças: pode acontecer como consequência de uma assimetria nos membros inferiores, por exemplo.

Com a progressão da doença, a dor pode aparecer, principalmente em casos não tratados ou graves. Por isso, é muito importante aderir ao tratamento logo após o diagnóstico, quando a curva da coluna ainda é leve.

Existem diversos exercícios que devem sempre ser orientados pelo fisioterapeuta. Além disso, pacientes em fase de crescimento precisam de acompanhamento médico frequente e até de outros recursos, como o uso de coletes ou cirurgias.

Os principais objetivos do tratamento fisioterapêutico são proporcionar o alongamento das cadeias musculares, aumentar a flexibilidade e a mobilidade da coluna e melhorar o padrão postural do paciente.

Os dois principais métodos fisioterapêuticos para o tratamento da escoliose são:

>> Reeducação postural global: a RPG é indicada para pacientes que possuem menos de 40° de curvatura, avaliados pelo ângulo de Cobb. O método consiste na reabilitação postural por meio do reequilíbrio muscular.

>> Isostretching: definidos como uma ginástica postural, os exercícios do isostretching são executados buscando o alinhamento adequado da coluna vertebral. Determinadas posturas são realizadas e sustentadas em isometria por alguns segundos, o que varia de acordo com o tempo de uma longa expiração e favorece, também, a melhora da capacidade respiratória.



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.