Fisioterapia na coluna: "Corcunda"
Caracterizado por uma curvatura torácica aumentada, protração escapular (ombros curvos) e, geralmente uma protração de cabeça acompanhado.
a) Fontes potenciais de dor
(1) Sobrecarga no ligamento longitudinal posterior
(2) Fadiga nos músculos eretores da espinha torácicos e rombóide
(3) Síndrome da abertura torácica superior
(4) Síndrome posturais cervicais
b) Desequilíbrio musculares observados
(1) Músculos retraídos do tórax anterior (músculo intercostais), músculos do membro superior originários do tórax (peitoral maior e menor, grande dorsal e serrátil anterior), músculos da coluna cervical e cabeça inseridos na escápula (levantadores das escápulas e trapézio superior) e músculos da região cervical.
(2) Músculos eretores da espinha torácicos e retratores da escápula (rombóide e trapézio superior e inferior) alongados e fracos.
c) Causas comuns
Similar à postura lombar desleixada ou achatamento lombar, desleixo contínuo e ênfase excessiva em exercícios de flexão em programas gerais de exercícios.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!