Dicas para evitar dor muscular e coluna travada depois de curtir os dias de Carnaval


>




Dicas para evitar dor muscular e coluna travada depois de curtir os dias de Carnaval

Dicas para evitar dor muscular e coluna travada depois de curtir os dias de Carnaval

Para aproveitar o Carnaval e curtir os dias de folia é importante lembrar que nesse período de folga estamos mais relaxados e nossas chances de lesão aumentam. O sedentarismo aliado à falta de preparo físico pode deixar o "atleta de carnaval" com sérios traumas musculares e na coluna. O ideal é progredir lentamente na intensidade e na modalidade dos exercícios, começando por atividades de baixo impacto, respeitando os limites físicos do corpo.


O "atleta de carnaval" pode se inspirar no clima de descontração e acabar perdendo a atenção aos sinais e limitação do próprio corpo. Sem ter uma preparação adequada, pode ser que a pessoa até tenha capacidade cardio-respiratória para desfilar em uma ou mais escolas de samba, ou ainda nos dias de folga correr por 1 hora na praia, porém o resto do corpo não está pronto para esse tipo de esforço.


Para quem for desfilar com fantasias pesadas, é importante saber que a coluna deve estar preparada em relação ao tempo e ao peso que irá sustentar em suas costas. Dependendo da posição e da fantasia que for usada, a coluna pode sofrer e ter problemas futuros, por isso a importância da prevenção e preparação dela para a sobrecarga.


Os músculos são exigidos em um nível que causa danos, mini-rupturas de fibras, pequenos derrames sanguíneos e acúmulo de produtos nocivos. Resultado: fadiga muscular, cãimbras, demora para recuperação e não raramente, lesões mais sérias. Uma dica importante é aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade, para isso deve-se repetir alguns exercícios algumas vezes, como exemplo:


1. Em pé, levantar as duas mãos entrelaçadas para cima até sentir alongar um pouco a coluna (3x 10 segundos cada);
2. Em pé, na mesma posição do exercício 1, inclinar para um lado e para o outro devagar (2×10 segundos cada lado);
3. Em pé, rodar os ombros para trás e para frente, com o pescoço relaxado (30x de cada lado);
4. Em pé, inclinar devagar a coluna um pouco para frente levando as mãos até a ponta dos pés (3x 10 segundos cada);
5. Em pé, rodar devagar de um lado para outro com uma amplitude de movimento pequena (2x 10 consecutivas).


Lembrando que se sentir qualquer tipo de dor realizando algum exercício de aquecimento, esse deve ser excluido e não mais realizado. Atividades que realizam a rotação da coluna como seu principal gesto esportivo, como o tênis e o frescobol, por exemplo, devem ter atenção especial. Uma torção de tronco ou de pescoço muitas vezes gera desconfortos por semanas.


Através da prática de exercícios regulares de "ajuste muscular", é possível reorganizarmos o equilíbrio corporal. O Pilates ministrado de maneira correta e por profissionais especializados pode trazer muitos benefícios de prevenção, e, portanto seria um excelente exercício para iniciar o ano e aumentar a capacidade de conhecimento corporal, evitando lesões e também aumentando sua performance nas atividades diárias, seja no trabalho ou no lazer.


E para curtir o carnaval e os dias de folga também é sempre bom lembrar de aproveitar o sol de maneira inteligente e manter uma alimentação bem equilibrada, abusando da ingestão de frutas e bebendo muita água. Com essas dicas é só preparar a fantasia e cair na folia.

Fonte: mdemulher.abril.com.br

Dicas para evitar dor muscular e coluna travada depois de curtir os dias de Carnaval Dicas para evitar dor muscular e coluna travada depois de curtir os dias de Carnaval Revisado by Faça Fisioterapia on 09:16 Nota: 5