Funções do Ligamento Cruzado Anterior










É praticamente impossível um fisioterapeuta não ter atendido, na sua prática clínica, um paciente com alteração no Ligamento cruzado anterior (LCA). Ele é um dos ligamentos mais importantes e mais estudados do joelho. Trata-se de uma estrutura fibrosa localizada na região interna do joelho que nasce na região lateral do fêmur, uma área denominada de "intercondilo", descendo até a tíbia, em uma área denominada de espinha da tíbia.

Tenha uma apostila completa de Biomecânica de Joelho

Mas como eu "transporto" isso para o cotidiano? Quando as pessoas fazem atividades que solicitam a rotação, como no momento em que saem do carro, que têm que colocar o pé no chão e girar o corpo sobre o joelho. Quem apresenta a lesão deste ligamento muitas vezes não consegue fazer movimentos simples como esse, ou mesmo exercícios que demandam troca de direção, como o futebol, handebol, tênis, esqui, e etc. Se formos pensar em praticantes de exercícios físicos, o número de pessoas com lesão deste ligamento tem aumentado a cada ano.

Clinicamente, dentre as funções do Ligamento cruzado anterior destacamos:

  • Impedir o movimento excessivo entre os dois ossos (fêmur e tíbia) na articulação do joelho, principalmente a tíbia de se deslocar para frente;
  • Auxiliar o joelho a girar o fêmur para fora quando o joelho é esticado;
  • Promover o que chamamos de propriocepção, ou seja, informar ao nosso cérebro o grau de flexão da articulação e o tipo de movimentos que executamos.
E as lesões que impedem esse ligamento de realizar sua função de forma otimizada? A maior parte das lesões acontecem quando o paciente apoia o pé de forma errada no chão em um movimento de mudança súbita de direção, em uma aterrissagem de salto mal realizada ou após ser desequilibrado por um contato físico com outro atleta. Com isso, o pé fica preso ao solo e o corpo gira sobre o joelho.

Importante lembrar que a fadiga faz com que a função estabilizadora da musculatura fique prejudicada, colocando o ligamento em risco. A maior parte das lesões acontecem nos minutos finais dos jogos ou treinos, quando o atleta está mais cansado. O retorno esportivo após férias ou lesão também é um momento sensível para a ocorrência destas lesões.

Situações que aumentam a aderência entre o pé e o solo também interferem no risco de lesão, incluindo o tipo de calçado esportivo e a superfície de jogo (grama natural ou sintética, por exemplo).

Portanto, fazendo a prevenção desses fatores explicados acima, o Ligamento Cruzado Anterior desempenhará a sua função de forma correta.

Antes de terminar esse texto, você precisa conhecer o GUIA DEFINITIVO para o fisioterapeuta que quer ter segurança e sucesso na reabilitação de LCA e Artroplastia.

São 2 cursos online pelo preço de 1:  Curso Reabilitação de LCA e Menisco e  Curso Reabilitação de Artroplastia de Joelho e Quadril. Clique aqui e saiba mais!

Até a próxima!




  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.