Testes ortopédicos para Avaliação do Ombro









Os testes ortopédicos são utilizados para identificar e avaliar a presença das mais diversas síndromes e disfunções.

O exame do ombro é feito por

  • Inspeção

  • Palpação para avaliar sensibilidade e calor excessivo

  • Teste da amplitude de movimento e da força

  • Testes de compressão

     

     

     

Como examinar o ombro

A inspeção é feita pela observação de eritema, deformidade ou lesões cutâneas, como cicatrizes cirúrgicas, e por assimetria em comparação ao ombro não comprometido (sugerindo perda de massa muscular).

Como a dor pode ser referida de outras regiões para as regiões ao redor do ombro, a palpação do ombro deve incluir as articulações glenoumeral, acromioclavicular e esternoclavicular, além do processo coracoide, da clavícula, do processo acromial, da bolsa subacromial, do tendão do bíceps e das tuberosidades maior e menor do úmero, bem como a palpação da escapula e do pescoço. O pescoço deve sempre ser examinado como parte da avaliação do ombro, pois a dor pode ser referida ao ombro pela coluna cervical (especialmente com radiculopatia C5).

Veja alguns testes que podem ser utilizados:

Teste de Hawkins-Kennedy



Posição do paciente: Em pé de costas para o avaliador

Descrição do teste: O terapeuta deverá apoiar a sua mão no ombro do paciente e com a outra mão conduzir o cotovelo em flexão de 90º de rotação externa para interna. Esse teste avalia se há atrito ou impacto do tendão supra-espinhoso sob a abóboda acromial, podendo reproduzir a sintomatologia dolorosa.

Sinais e sintomas: Se positivo, o paciente referirá dor ao movimento que abrange o ombro e a face ântero-lateral do braço.

Teste do impacto de Yokum

Posição do paciente: De pé com o braço acometido em flexão e adução, cotovelo a 90º e mão apoiada no ombro oposto.

Descrição do teste: O terapeuta, em frente ao paciente, instrui para que o mesmo realize uma flexão do braço até o cotovelo tocar a testa. O terapeuta poderá auxiliar o paciente a elevar ainda mais o cotovelo, isso irá exacerbar os sintomas de uma tendinite do supra-espinhoso ou alguma lesão na articulação acromioclavicular.

Sinais e sintomas: Tanto para o quadro de tendinite do supra-espinhoso (devido ao impacto subacromial) como no caso de uma artrite acromioclavicular o paciente manifestará dor no ápice do ombro.

Teste de Yokum

 



Teste de Jobe (Lata Vazia)

Posição do paciente: De pé, de frente para o examinador.

Descrição do teste: O terapeuta instrui o paciente para realizar uma flexão e abdução de 30º de membros superiores e uma rotação interna, apontando os polegares para o chão (lata vazia). O terapeuta impõe uma resistência com ambas às mãos na altura do cotovelo do paciente e pede que o mesmo realize uma flexão contra a resistência.

Sinais e sintomas: No momento do teste o paciente poderá referir dor na face ântero-lateral do ombro, caso apresente alguma inflamação ou até mesmo ruptura do tendão do músculo supra-espinhoso (devido ao impacto subacromial), ou poderá referir fraqueza se o músculo estiver comprometido. 

Importante lembrar: Fraqueza do músculo supra-espinhoso pode ser resultado de comprometimento nervoso. A dor relatada pode ser indicativo de tendinite e/ou impacto.

Teste de Jobe


Teste do infra-espinhal de Patte ou Teste de Patte

 



Posição do paciente: De pé e de costas para o examinador.

Descrição do teste: O paciente é instruído a realizar uma abdução de braço a 90º, flexão do cotovelo à 90º e, rotação externa do braço contra a resistência do terapeuta imposta na altura do punho do paciente. Esse teste será mais direcionado para o tendão do músculo infra-espinhoso. Sugere-se que o movimento inicie com o braço ainda em rotação interna e após realize o movimento de rotação externa contra resistência gradual do terapeuta.

Sinais e sintomas: Se o teste for positivo, (lesão no tendão do músculo infra-espinhoso) o paciente sentirá uma dor na altura do ombro, que poderá descer pela face ântero-lateral do braço, ou ainda uma impotência funcional do membro superior em casos de ruptura do manguito rotador.

Teste de Gerber ou Lift Off Test



Posição do paciente: De pé de costas para o examinador.

Descrição do teste: O terapeuta instrui ao paciente que realize uma adução e rotação interna do membro superior a ser avaliado e pede ao paciente que coloque o dorso da mão na altura da região lombar. Após o terapeuta pede para que o paciente afaste o dorso da mão da lombar. Caso o paciente não consiga levar o braço até a posição ou não consiga afastá-lo da região lombar indica inflamação ou até mesmo ruptura do tendão do músculo subescapular.

Sinais e sintomas: O paciente apresentará dificuldade para rodar internamente o braço e não conseguirá afastar o dorso da mão da região lombar caso esteja com inflamação ou ruptura do músculo subescapular.

Outros testes:




Imersão on-line: exercícios terapêuticos nas disfunções biomecânicas do ombro - Curso teórico e prático para você aprender de forma didática, como tratar disfunções biomecânicas do ombro, através de exercícios terapêuticos. Seja o profissional que seu paciente precisa, é hora de lotar a agenda e ser um especialista na área de tratamentos para o ombro. Clique aqui e saiba mais!



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.