Dicas para melhorar inchaço nos joelhos
QUem nunca teve (ou viu) alguém com o joelho inchado? Se tem algo que incomoda muito quando acontece, certamente uma delas é o inchaço no joelho. Não por questões estéticas, mas sim por aspectos práticos, afinal é o tipo de coisa que atrapalha o cotidiano de quem precisa andar ou simplesmente passa muito tempo de pé. O problema é que se trata de uma parte do corpo do qual nem costumamos dispensar grandes atenções. O joelho costuma passar despercebido nos nossos típicos cuidados com o corpo ou com a saúde e só nos lembramos dele quando as coisas não vão bem.
Algo errado com os joelhos pode ser algo que acontece com uma certa frequência se tivermos em mente a idéia de que ele é uma das articulações mais propensas aos efeitos da Lei de Murphy. E olha que isso não vale somente para atletas de alta performance ou os de fim de semana. Qualquer pessoa está sob risco de sofrer com tal problema mais cedo ou mais tarde. Com isso as dores e inchaços podem acabar virando companheiras frequentes.
Agora, uma boa e uma má notícia para você. A boa é que existem algumas maneiras de aliviar esse tipo de desconforto. A má é que a maioria absoluta dessas receitas tem apenas um efeito momentâneo, sendo que o incômodo voltará posteriormente. Aliás, o efeito pode durar bem pouco.
O que dá pra fazer:
Uma das alternativas é o uso de compressas. As mais conhecidas são as de gelo ou as de água quente. A compressa gelada é indicada para os que acabaram de sofrer lesões provenientes de choques ou pancadas, e embora o frio reduza dor e inchaços como edemas e hematomas, pode acabar fazendo mal para quem tem a pele muito sensível. Portanto não é indicado usar gelo por mais de 12 minutos sem intervalos. O ideal é que este tempo entre uma aplicação e outra deve ser de pelo menos dois minutos.
Já as compressas de água quente são mais indicadas para quem sente dor mas não apresenta inchaço, ou a inflamação ainda não se manifestou, podendo valer para casos de tendinite e reumatismo.
Existe também a técnica do contraste que envolve a aplicação de ambos os tipos de compressa de forma alternada. É um método que pode ser indicado para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça. O problema é que, como já foi dito, essas alternativas podem durar muito pouco porque vai depender muito de qual é o verdadeiro motivo desse inchaço.
Existem vários motivos para problemas nos joelhos, independentes de lesões decorrentes de esforço físico ou choque. Aliás, são dezenas de causas, algumas de simples diagnóstico ou outros que envolvem exames mais elaborados para que se obtenha uma conclusão exata. E obviamente cada um desses diagnósticos pode demandar um tratamento diferente, envolvendo processos de fisioterapia, remédios e até cirurgia.
Apelar para receitas caseiras parece algo muito prático, mas não é: além de terem efeito muito curto ainda pode significar sérios prejuízos a longo prazo Sendo assim é recomendável não deixar para depois. Portanto procure ajuda médica.
Temos um EBOOK Gratuito pra te Oferecer, o Ebook Fisioterapia em Lesão de Menisco. Basta clicar aqui
Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!