Fisioterapia na Prevenção de Complicações Pós-Operatórias em Cirurgias Ortopédicas







 


As cirurgias ortopédicas são procedimentos comuns que podem ajudar a melhorar a função e a qualidade de vida das pessoas com lesões ou condições musculoesqueléticas. No entanto, como qualquer procedimento cirúrgico, as cirurgias ortopédicas também podem estar associadas a complicações.

As complicações pós-operatórias em cirurgias ortopédicas podem ser divididas em duas categorias principais: complicações precoces e complicações tardias. As complicações precoces são aquelas que ocorrem dentro de 30 dias após a cirurgia. As complicações tardias são aquelas que ocorrem após 30 dias após a cirurgia.

Algumas das complicações precoces mais comuns em cirurgias ortopédicas incluem:

  • Infecção: A infecção é uma complicação grave que pode ocorrer em qualquer cirurgia. As infecções pós-operatórias em cirurgias ortopédicas são geralmente causadas por bactérias que entram no corpo através da incisão cirúrgica.
  • Sangramento: O sangramento é outra complicação comum em cirurgias ortopédicas. O sangramento pode ser interno ou externo.
  • Trombose venosa profunda (TVP): A TVP é uma condição que ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda. A TVP pode ser uma complicação grave, pois pode levar à embolia pulmonar, que é uma condição potencialmente fatal.
  • Dor: A dor é uma complicação comum em qualquer cirurgia. A dor pós-operatória em cirurgias ortopédicas pode ser intensa e pode interferir na recuperação.

Algumas das complicações tardias mais comuns em cirurgias ortopédicas incluem:

  • Fratura: A fratura é uma complicação que pode ocorrer em qualquer cirurgia ortopédica. As fraturas pós-operatórias são geralmente causadas por trauma ou estresse na área operada.
  • Infecção crônica: A infecção crônica é uma infecção que persiste por mais de 6 semanas. As infecções crônicas pós-operatórias em cirurgias ortopédicas podem ser difíceis de tratar e podem levar a danos permanentes nas estruturas articulares.
  • Recorrência da lesão: A recorrência da lesão é uma complicação que ocorre quando a lesão que levou à cirurgia ocorre novamente. A recorrência da lesão é mais comum em pessoas que não seguem as recomendações de seu médico para a reabilitação.

A fisioterapia desempenha um papel importante na prevenção de complicações pós-operatórias em cirurgias ortopédicas. A fisioterapia pode ajudar a:

  • Reduzir o risco de infecção: A fisioterapia pode ajudar a reduzir o risco de infecção, pois ajuda a manter a área operada limpa e livre de bactérias.
  • Reduzir o risco de sangramento: A fisioterapia pode ajudar a reduzir o risco de sangramento, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea na área operada.
  • Reduzir o risco de TVP: A fisioterapia pode ajudar a reduzir o risco de TVP, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea nas pernas.
  • Reduzir a dor: A fisioterapia pode ajudar a reduzir a dor, pois ajuda a melhorar a amplitude de movimento e a força muscular.
  • Preparar o paciente para o retorno às atividades diárias: A fisioterapia pode ajudar o paciente a retornar às atividades diárias com segurança, evitando lesões adicionais.

A fisioterapia geralmente começa logo após a cirurgia. O fisioterapeuta avaliará o paciente e desenvolverá um plano de tratamento individualizado. O plano de tratamento geralmente inclui exercícios terapêuticos, terapia manual e outras técnicas de fisioterapia.

A fisioterapia é uma parte essencial da recuperação de qualquer cirurgia ortopédica. A fisioterapia pode ajudar a prevenir complicações pós-operatórias e a melhorar os resultados da cirurgia.

Recomendações para Pacientes Submetidos a Cirurgias Ortopédicas

Para ajudar a prevenir complicações pós-operatórias em cirurgias ortopédicas, os pacientes devem seguir estas recomendações:

  • Cumpra as recomendações de seu médico: Isso inclui seguir as instruções para o uso de medicamentos, repouso e exercício.
  • Participe de sessões de fisioterapia: A fisioterapia é uma parte essencial da recuperação de qualquer cirurgia ortopédica.
  • Comunique-se com seu médico ou fisioterapeuta: Se tiver quaisquer dúvidas ou preocupações, comunique-se com seu médico ou fisioterapeuta.

 



  • EBOOK GRATUITO: Fisioterapia e Lesão no Menisco



  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.