Contratura isquemica de Volkmann








Contratura isquêmica de Volkmann é uma contratura permanente de flexão da mão sobre o pulso, resultando em uma deformidade em forma de garra da mão e dos dedos.

Com isso,  causa uma restrição que pode danificar os nervos e músculos do antebraço. Isso pode levar a deformidades no punho, mão e dedos. A doença pode levar a graves danos ao seu braço se não for atendido rapidamente. Nos casos moderados, fisioterapia pode ser útil para aumentar o fluxo de sangue e diminuição da expansão, no entanto, esta condição pode requerer cirurgia. Fisioterapia, então, formar uma parte da reabilitação, o que lhe permite recuperar a mobilidade e força em suas mãos, dedos e antebraço. Não tente qualquer exercícios de fisioterapia, ao menos que este tenha sido indicado pelo seu fisioterapeuta.

Causas e sintomas da contratura de Volkmann

volkmann

Quase qualquer lesão traumática do braço tem o potencial de se desenvolver para esta condição, no entanto, o culpado mais comum em crianças é uma fratura no cotovelo. Também poderá ocorrer quando um antebraço for esmagado, fraturado, queimado, distúrbio hemorrágico, injeções de alguns medicamentos aplicados no antebraço ou mordida de animal.

O quadro clinico apresenta: 

• Dor (primeira manifestação), especialmente acentuada pelo alongamento passivo;

• Palidez;

• Ausência de pulso;

• Parestesias (formigamento);

• Paralisia.

Resultados que irão comprovar a contratura de Volkman: 

- O pulso estará em flexão palmar;

- A dor ocorrerá com o alongamento passivo do flexor dos dedos;

- A palpação da região afetada criará dor persistente;

- É possível que não sinta pulsações por conta do punho estar inchado;

Também existem limitações neurológicas visíveis a partir dos músculos que comprimem as vias neurais, haverá uma sensação de formigamento (parestesia);

Prevenção e Tratamento

Para evitar uma contratura isquêmica de Volkmann, mantenha seu braço elevado após a lesão. Isto reduz a probabilidade de inchaço no antebraço. Quando essa condição ocorre, você deve ter tratamento imediato, porque um nervo que é comprimido por mais de 12 a 24 horas podem sofrer danos irreparáveis.

O tratamento pode envolver fisioterapia com uso de talas dinâmicas em casos suaves para aliviar o inchaço e manter a amplitude de movimento. No entanto, o tratamento dos casos mais agressivos envolve uma cirurgia para reduzir o inchaço e melhorar a função do pulso danificado, mãos e dedos.

A recuperação

O objetivo da fisioterapia com esta condição é melhorar a força muscular e mobilidade articular. A recuperação total de contratura isquêmica de Volkmann muitas vezes é possível em casos leves, no entanto, a fisioterapia é freqüentemente necessária para melhorar a amplitude de movimento e funcionamento do punho, mão e dedos. Em casos mais graves, a recuperação total pode não ser possível, mesmo com extensa fisioterapia.

Se o braço está imobilizado, o foco da fisioterapia precoce pode ser educativo, incentivando você a manter seu braço elevado e gentilmente mover seu punho, mão e dedos, tanto quanto você puder. Uma vez que o braço já não está imobilizado, o fisioterapeuta pode prescrever exercícios de alongamento suaves, terapia de calor e exercícios ativos que visam aumentar a amplitude de movimento e força.




Capacite-se para atender melhor os pacientes:
  • Anamnese - Passo a Passo para uma boa avaliação
  • Combo Joelho e Quadril - Cursos Online
  • Exercício para Ganho de Força Muscular: Prescrição Terapêutica

  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.