Contratura isquemica de Volkmann
Contratura isquêmica de Volkmann é uma contratura permanente de flexão da mão sobre o pulso, resultando em uma deformidade em forma de garra da mão e dos dedos.
Causas e sintomas da contratura de Volkmann
Quase qualquer lesão traumática do braço tem o potencial de se desenvolver para esta condição, no entanto, o culpado mais comum em crianças é uma fratura no cotovelo. Também poderá ocorrer quando um antebraço for esmagado, fraturado, queimado, distúrbio hemorrágico, injeções de alguns medicamentos aplicados no antebraço ou mordida de animal.
O quadro clinico apresenta:
• Dor (primeira manifestação), especialmente acentuada pelo alongamento passivo;
• Palidez;
• Ausência de pulso;
• Parestesias (formigamento);
• Paralisia.
Resultados que irão comprovar a contratura de Volkman:
- O pulso estará em flexão palmar;
- A dor ocorrerá com o alongamento passivo do flexor dos dedos;
- A palpação da região afetada criará dor persistente;
- É possível que não sinta pulsações por conta do punho estar inchado;
Também existem limitações neurológicas visíveis a partir dos músculos que comprimem as vias neurais, haverá uma sensação de formigamento (parestesia);
Prevenção e Tratamento
Para evitar uma contratura isquêmica de Volkmann, mantenha seu braço elevado após a lesão. Isto reduz a probabilidade de inchaço no antebraço. Quando essa condição ocorre, você deve ter tratamento imediato, porque um nervo que é comprimido por mais de 12 a 24 horas podem sofrer danos irreparáveis.
O tratamento pode envolver fisioterapia com uso de talas dinâmicas em casos suaves para aliviar o inchaço e manter a amplitude de movimento. No entanto, o tratamento dos casos mais agressivos envolve uma cirurgia para reduzir o inchaço e melhorar a função do pulso danificado, mãos e dedos.
A recuperação
O objetivo da fisioterapia com esta condição é melhorar a força muscular e mobilidade articular. A recuperação total de contratura isquêmica de Volkmann muitas vezes é possível em casos leves, no entanto, a fisioterapia é freqüentemente necessária para melhorar a amplitude de movimento e funcionamento do punho, mão e dedos. Em casos mais graves, a recuperação total pode não ser possível, mesmo com extensa fisioterapia.
Se o braço está imobilizado, o foco da fisioterapia precoce pode ser educativo, incentivando você a manter seu braço elevado e gentilmente mover seu punho, mão e dedos, tanto quanto você puder. Uma vez que o braço já não está imobilizado, o fisioterapeuta pode prescrever exercícios de alongamento suaves, terapia de calor e exercícios ativos que visam aumentar a amplitude de movimento e força.
Temos um EBOOK Gratuito pra te Oferecer, o Ebook Fisioterapia em Lesão de Menisco. Basta clicar aqui
Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Fisioterapia para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!